Rolamento Autocompensador de Rolos 22211 EK GBR/GTOP
Os rolamentos autocompensadores de rolos podem suportar cargas elevadas em ambas as direções. Devido a sua forma construtiva ser autocompensador, eles se adaptam a desalinhamentos e deflexões do eixo praticamente sem aumento de atrito ou temperatura. Seu projeto inclui recursos para facilitar a relubrificação. Os rolamentos podem ser montados em um sistema modular, incluindo caixas de mancal, buchas e porcas.
Por característica, estes rolamentos são formados pelo anel interno com duas pistas, anel externo com pista esférica e os rolos com a superfície de rolagem esférica.. Pelo fato do centro da pista esférica do anel externo ser coincidente ao centro do rolamento, permite o autoalinhamento como os rolamentos autocompensadores de esferas. Consequentemente, quando houver erros de alinhamento em eixos e alojamentos ou flexão do eixo, os mesmos são automaticamente ajustados, fazendo com que não ocorram cargas anormais no rolamento.
Os rolamentos autocompensadores de rolos permitem o apoio da carga radial e carga axial em ambos os sentidos. A capacidade de carga radial é grande e são adequados para aplicações com cargas pesadas de choque.
Para o caso de rolamentos com furo cônico, podem ser instalados diretamente no eixo cônico ou podem ser instalados no eixo cilíndrico pela utilização das buchas de fixação ou de desmontagem.
As gaiolas normalmente utilizadas são as prensadas de aço e as usinadas de latão.
Medidas:
- Diâmetro Eixo: 55mm
- Diâmetro Externo: 100mm
- Largura: 25mm
Características
- Suporta desalinhamento
- Alta capacidade de carga
- Recursos de relubrificação
- Baixo atrito e longa vida útil
- Maior resistência ao desgaste
Desalinhamento permissível
O desalinhamento permissível nos rolamentos autocompensadores de rolos difere de acordo com a série dimensional dos rolamentos e as condições de carga, mas no caso de cargas normais é de aproximadamente 1º - 2,5º
Importância da Lubrificação de Rolamentos
Os objetivos da lubrificação dos rolamentos são a redução do atrito e do desgaste interno para evitar falha prematura.
Os efeitos da lubrificação são os seguintes:
Redução do Atrito e Desgaste - O contato metálico entre os anéis, corpos rolantes e a gaiola, que são os componentes básicos, é evitado por uma película de óleo que reduz o atrito e o desgaste.
Prolongamento da Vida de Fadiga - A vida de fadiga dos rolamentos é prolongada quando estiverem lubrificados suficientemente nas superfícies de contato rotativo durante o giro. Inversamente, a baixa viscosidade do óleo implicará a insuficiência da película lubrificante, diminuindo a vida.
Dissipação do Calor de Atrito, Resfriamento - O método de lubrificação como o de circulação de óleo evita a deterioração do óleo lubrificante e previne o aquecimento do rolamento, resfriando e dissipando, através do óleo, o calor originado no atrito ou o calor de origem externa.