Rolamento Autocompensador de Esferas 1211 EK C3 NSK
Os rolamentos autocompensadores de esferas por característica possuem duas carreias de esferas, pista esférica no anel externo e duas pistas rígidas no anel interno. Estes rolamentos permitem o desalinhamento angular do eixo em relação à caixa de mancal, que pode ser causada pela deflexão do eixo.
Por característica, estes rolamentos possuem no anel interno duas pistas e pista esférica no anel externo. O centro do raio que forma esta superfície esférica é coincidente ao centro do rolamento e, consequentemente, o anel interno, as esferas e a gaiola inclinam-se livremente em relação ao anel externo.
Os erros de alinhamento que ocorrem devido aos casos como o do desvio na usinagem do eixo e alojamento bem como as falhas de montagem são corrigidos automaticamente
Além disso, existem também os rolamentos de furo cônico, que são fixados através de buchas.
Medidas:
- Diâmetro Eixo: 55mm
- Diâmetro Externo: 100mm
- Largura: 21mm
- Folga interna radial: C3
Características
- Suporta desalinhamento estático e dinâmico
- Excelente desempenho em alta velocidade
- Excelente desempenho de carga leve
- Baixo atrito
Desalinhamento permissível
O desalinhamento permissível nos rolamentos autocompensadores de esferas em cargas normais é de aproximadamente 0,07 a 0,12 radianos (4º a 7º). Entretanto deve-se tomar muito cuidado, pois há casos em que, pelas dimensões dos conjugados ao rolamento, não se permite o desalinhamento indicado.
Importância da Lubrificação de Rolamentos
Os objetivos da lubrificação dos rolamentos são a redução do atrito e do desgaste interno para evitar falha prematura.
Os efeitos da lubrificação são os seguintes:
Redução do Atrito e Desgaste - O contato metálico entre os anéis, corpos rolantes e a gaiola, que são os componentes básicos, é evitado por uma película de óleo que reduz o atrito e o desgaste.
Prolongamento da Vida de Fadiga - A vida de fadiga dos rolamentos é prolongada quando estiverem lubrificados suficientemente nas superfícies de contato rotativo durante o giro. Inversamente, a baixa viscosidade do óleo implicará a insuficiência da película lubrificante, diminuindo a vida.
Dissipação do Calor de Atrito, Resfriamento - O método de lubrificação como o de circulação de óleo evita a deterioração do óleo lubrificante e previne o aquecimento do rolamento, resfriando e dissipando, através do óleo, o calor originado no atrito ou o calor de origem externa.