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Mancal T 209 Tipo Tensor FRM

Ref: 248
Marca: Frm

Por:
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Descrição Geral

Mancal T209 Tipo Tensor FRM (Eixo 45MM)

Os mancais tipo Tensor em conjunto com rolamentos autocompensadores são indicados para realizar o tensionamento de correias, sendo amplamente utilizada em equipamentos na industria agrícola, madeireira, mineradoras, etc..

Este modelo de mancal é utilizado para ajuste de tensionamento de correias transportadoras, pois em sua forma construtiva existem guias que permitem o deslize do conjunto e consequentemente o tensionamento da correia.

Por característica, a superfície do rolamento utilizado nos mancais e a superfície interna do mancal são esférias, tornando o conjunto AUTOCOMPENSADOR, permitindo um desalinhamento de +/- 2°.

Medidas:

  • Diâmetro Eixo: 45mm
  • Distância entre face das guias de deslize: 102mm
  • Comprimento Total: 144mm
  • Largura: 117mm
  • Rolamentos Compatíveis: UC 209 / GE 209

Características

  • Menor atrito e aquecimento: O eixo gira mais livre e consegue suportar cargas maiores
  • Baixa exigência de lubrificação
  • Rápido e fácil de montar no eixo
  • Imtercambialidade internacional
  • Não há desgaste no eixo
  • Suporte desalinhamento inicial estático

Importância da Lubrificação de Rolamentos

Os objetivos da lubrificação dos rolamentos são a redução do atrito e do desgaste interno para evitar falha prematura.
Os efeitos da lubrificação são os seguintes:

  1. Redução do Atrito e Desgaste - O contato metálico entre os anéis, corpos rolantes e a gaiola, que são os componentes básicos, é evitado por uma película de óleo que reduz o atrito e o desgaste.

  2. Prolongamento da Vida de Fadiga - A vida de fadiga dos rolamentos é prolongada quando estiverem lubrificados suficientemente nas superfícies de contato rotativo durante o giro. Inversamente, a baixa viscosidade do óleo implicará a insuficiência da película lubrificante, diminuindo a vida.

  3. Dissipação do Calor de Atrito, Resfriamento - O método de lubrificação como o de circulação de óleo evita a deterioração do óleo lubrificante e previne o aquecimento do rolamento, resfriando e dissipando, através do óleo, o calor originado no atrito ou o calor de origem externa.

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