Mancal T 209 Tipo Tensor FRM
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- Calcular freteMancal T209 Tipo Tensor FRM (Eixo 45MM)
Os mancais tipo Tensor em conjunto com rolamentos autocompensadores são indicados para realizar o tensionamento de correias, sendo amplamente utilizada em equipamentos na industria agrícola, madeireira, mineradoras, etc..
Este modelo de mancal é utilizado para ajuste de tensionamento de correias transportadoras, pois em sua forma construtiva existem guias que permitem o deslize do conjunto e consequentemente o tensionamento da correia.
Por característica, a superfície do rolamento utilizado nos mancais e a superfície interna do mancal são esférias, tornando o conjunto AUTOCOMPENSADOR, permitindo um desalinhamento de +/- 2°.
Medidas:
- Diâmetro Eixo: 45mm
- Distância entre face das guias de deslize: 102mm
- Comprimento Total: 144mm
- Largura: 117mm
- Rolamentos Compatíveis: UC 209 / GE 209
Características
- Menor atrito e aquecimento: O eixo gira mais livre e consegue suportar cargas maiores
- Baixa exigência de lubrificação
- Rápido e fácil de montar no eixo
- Imtercambialidade internacional
- Não há desgaste no eixo
- Suporte desalinhamento inicial estático
Importância da Lubrificação de Rolamentos
Os objetivos da lubrificação dos rolamentos são a redução do atrito e do desgaste interno para evitar falha prematura.
Os efeitos da lubrificação são os seguintes:
Redução do Atrito e Desgaste - O contato metálico entre os anéis, corpos rolantes e a gaiola, que são os componentes básicos, é evitado por uma película de óleo que reduz o atrito e o desgaste.
Prolongamento da Vida de Fadiga - A vida de fadiga dos rolamentos é prolongada quando estiverem lubrificados suficientemente nas superfícies de contato rotativo durante o giro. Inversamente, a baixa viscosidade do óleo implicará a insuficiência da película lubrificante, diminuindo a vida.
Dissipação do Calor de Atrito, Resfriamento - O método de lubrificação como o de circulação de óleo evita a deterioração do óleo lubrificante e previne o aquecimento do rolamento, resfriando e dissipando, através do óleo, o calor originado no atrito ou o calor de origem externa.