Mancal FC 208 Tipo Flange ECO-LINE
Simulador de Frete
- Calcular freteMancal FC208 Tipo Flange Redondo ECO-LINE (Eixo 40MM)
Os mancais tipo Flange Redondo com encosto são facilmente montados e fixados na face da máquina. São populares por apresentar uma grande variedade de geometrias e tamanhos.
Estas caixas de mancal flangeadas redondas são produzidas em ferro fundido cinzento e podem ser aparafusadas com quatro parafusos na estrutura ou parede da máquina. Elas foram desenvolvidas para arranjos de rolametnos que devem operar de forma confiável em ambientes difíceis por longos períodos sem manutenção.
Possuem na face de apoio, um anel de encosto, fazendo com que o mancal tipo FC suporte elevadas cargas em sua estrutura. Esta forma construtiva de mancal retira as cargas de cisalhamento dos parafusos, deixando o conjunto muito mais confiável e robusto.
Por característica, a superfície do rolamento utilizado nos mancais e a superfície interna do mancal são esférias, tornando o conjunto AUTOCOMPENSADOR, permitindo um desalinhamento de +/- 2°, conforme figura abaixo.
Medidas:
- Diâmetro Eixo: 40mm
- Diametro Externo Mancal: 145mm
- Diâmetro Encosto: 100mm
- Diâmetro Círculo Furação: 120mm
- Rolamentos Compatíveis: UC 208 / GE 208
- Diâmetro furo fixação: 14mm
- Parafuso de Fixação Recomendado: M12
Características
- Menor atrito e aquecimento: O eixo gira mais livre e consegue suportar cargas maiores
- Devido ao anel de encosto na estrutura do mancal, este suporta cargas elevadas
- Imtercambialidade internacional
- Não há desgaste no eixo
- Permite desalinhamento no eixo de até +/- 2º
Importância da Lubrificação de Rolamentos
Os objetivos da lubrificação dos rolamentos são a redução do atrito e do desgaste interno para evitar falha prematura.
Os efeitos da lubrificação são os seguintes:
Redução do Atrito e Desgaste - O contato metálico entre os anéis, corpos rolantes e a gaiola, que são os componentes básicos, é evitado por uma película de óleo que reduz o atrito e o desgaste.
Prolongamento da Vida de Fadiga - A vida de fadiga dos rolamentos é prolongada quando estiverem lubrificados suficientemente nas superfícies de contato rotativo durante o giro. Inversamente, a baixa viscosidade do óleo implicará a insuficiência da película lubrificante, diminuindo a vida.
Dissipação do Calor de Atrito, Resfriamento - O método de lubrificação como o de circulação de óleo evita a deterioração do óleo lubrificante e previne o aquecimento do rolamento, resfriando e dissipando, através do óleo, o calor originado no atrito ou o calor de origem externa.